FAQ

Posso fazer parte de várias secções?

Sim, cada membro pode integrar as secções para as quais tem interesse.

Se quiser fazer parte de mais do que uma secção, tenho de comprar os títulos sociais para todas elas?

Sim, a integração em cada secção implica a aquisição dos títulos correspondentes.

A Rizoma tem fins lucrativos?

Não, todos os vencimentos são investidos na própria cooperativa.

A Rizoma funciona apenas com o trabalho dos cooperantes?

A maioria do trabalho na Rizoma é feito pelos seus cooperantes; no entanto, temos algumas pessoas remuneradas para tratar de questões fundamentais de gestão e finanças.

Quem pode fazer compras na mercearia da Rizoma? 

Apenas cooperantes da Secção de Consumo.

Quais são os meus deveres como cooperante da Secção Consumo? 

Segundo o regulamento da Secção de Consumo da Rizoma, cada cooperante:
(1) faz um turno na mercearia com duração de três horas de quatro em quatro semanas (13 turnos anuais).
(2) compra um mínimo de três títulos sociais (cinco euros cada um).

Pessoas amigas ou da minha família podem fazer compras por mim?

Em situações extraordinárias, caso os horários de abertura da Rizoma não coincidam de todo com os teus, podes delegar num amigo ou num familiar, que poderá fazer compras em teu nome de forma permanente. O teu turno de trabalho, por outro lado, não é transferível.

Posso levar um não-cooperante?

Sim! Cada cooperante pode ir fazer compras na Rizoma acompanhade por uma pessoa não-cooperante.

O meu filho/a minha filha pode fazer compras em meu nome?

Filhes de cooperantes até aos 14 anos são bem-vindes para fazer compras usando o número de membro da pessoa responsável.
Porquê 14 anos? Acreditamos que a Rizoma beneficia imenso da diversidade das pessoas que a constituem. Por isso, quando fizerem 14 anos (que é o mínimo legal para se poderem tornar cooperantes), queremos que sejam parte ativa das escolhas da cooperativa.

As pessoas que não são cooperantes da Rizoma podem entrar nela? 

Podem! Se ainda não és cooperante, mas queres espreitar o que a mercearia da Rizoma tem para oferecer, vem dar uma vista de olhos.
Também temos por vezes eventos abertos ao público.

Como é organizado o trabalho dentro da mercearia da Rizoma? 

Normalmente, cada turno dura três horas e é pedido a cada cooperante que faça um de 4 em 4 semanas. Os principais turnos são os de caixa, mercearia, rizobar e rizochef, mas existem também tarefas mais pontuais, como a contagem de stock, para as quais podes contribuir. Cada tipo de turno exige uma determinada formação, que é dada por um(a) cooperante mais experiente no dia do primeiro turno. Idealmente, as equipas dos turnos trabalham em conjunto para garantir que todas as tarefas do dia são cumpridas.

Como é coordenado o trabalho dentro da Rizoma, nas diferentes secções?

Cada secção tem autonomia para se organizar da forma que quiser, marcar reuniões mensais ou semanais e nomear um Coordenador e um Representante. Geralmente, formam-se Grupos de Trabalho (GT) dentro de cada secção, dedicados a atividades ou tarefas específicas. Existem também os Grupos de Trabalho Transversais (GTT), que trabalham para/com toda a cooperativa, como o GTT Membros, GTT Comunidade, GTT Comunicação, GTT Governança e Desenvolvimento, GTT Finanças, GTT Espaços ou GTT IT. Podes saber mais sobre a forma de governação da Rizoma na página sobre nós.

O que acontece se faltar a um turno?

Se te aperceberes que não vais poder comparecer no teu turno, por favor, contacta o mais cedo possível o Grupo de Trabalho responsável pela gestão dos membros (gt-membros@rizomacoop.pt), para juntos encontrarem uma solução que não deixe o turno desfalcado. O ideal é que cada cooperante seja responsável por garantir que o seu turno é cumprido, procurando trocar com outro cooperante e compensar numa outra data.

O que acontece se estiver fora por um longo período? 

Se viajares ou estiveres impossibilitado de trabalhar no teu turno habitual durante um período de cerca de oito semanas ou mais (ou seja, pelo menos dois turnos seguidos), podes pedir para ser suspenso dos turnos (e, ao mesmo tempo, perdes a possibilidade de fazer compras na mercearia).

Tenho mais de 65 anos. Tenho de trabalhar na mercearia? 

Se tiveres mais de 65 anos, podes escolher não trabalhar na Rizoma, garantindo o teu direito de fazer compras na mercearia. No entanto, é nossa convicção que a Rizoma pode oferecer um tipo de trabalho apto para cada cooperante, pelo que sugerimos que contactes o Grupo de Trabalho responsável pela gestão dos membros (gt-membros@rizomacoop.pt) para te ajudar a encontrar a melhor opção para ti.

Estou grávida ou acabei de ter um filho. Tenho de trabalhar na mercearia? 

O nascimento de um bebé ou a adoção de uma criança dão direito a um período de isenção do trabalho com 12 meses de duração. Se ambos os pais forem cooperantes, podem decidir entre si como partilhar estes 12 meses.

Sou uma pessoa com deficiência. Tenho de trabalhar na mercearia?

Pessoas com deficiência ou cuidadores informais de doentes crónicos ou de pessoas com deficiência podem escolher não trabalhar na Rizoma, garantindo o seu direito de fazer compras na mercearia. No entanto, é nossa convicção que a Rizoma pode oferecer um tipo de trabalho apto para cada cooperante, pelo que sugerimos que contactes o Grupo de Trabalho responsável pela gestão dos membros (gt-membros@rizomacoop.pt) para te ajudar a encontrar a melhor opção para ti.

O que tenho de fazer se quiser sair da Rizoma?

A qualquer momento, podes escolher sair da Rizoma e o valor dos teus títulos sociais da cooperativa ser-te-á restituído, se assim quiseres. Envia um email com esse pedido para gt-membros@rizomacoop.pt.

Posso ser expulso da Rizoma? 

Atualmente a única forma de ser “expulso” da Rizoma é ficar ausente por um período superior a um ano.